10 qualidades de um bom líder

No mundo empresarial não existe um significado exacto para aquilo que deve ser um “bom líder” ou o “líder ideal”.

No entanto, existem algumas competências-chave, que os líderes devem possuir, para que as empresas sejam regidas num ambiente saudável, transparente, comunicativo e flexível.

 

Vejam algumas competências que consideramos importantes:

 

1.  Comunicação

 

A capacidade para comunicar corretamente é considerada uma qualidade de liderança muito importante no mundo empresarial.

Existe a necessidade de descrever de forma clara o que se pretende para um bom funcionamento das tarefas.

Os colaboradores não se devem sentir oprimidos e devem expressar-se livremente.

O líder deve estar acessível para dialogar dentro e fora do horário de trabalho para ajudar a estabelecer uma boa comunicação.

 

2.  Capacidade de inspirar e dar um bom exemplo

 

É importante que os líderes saibam dar um bom exemplo, visto que são observados diariamente, como modelos.

Inspirar a equipa, incentivar os colaboradores e transmitir a ideia de que a empresa também é deles, é uma ótima forma de os ter inspirados e de olharem para o futuro em conjunto.    

 

3.  Delegar responsabilidades

 

Delegar responsabilidades e tarefas para os colaboradores é uma ótima forma de criar uma equipa organizada e eficiente.

Além de mostrar confiança nos empregados, é uma oportunidade para o líder conseguir focar-se noutras funções relevantes para a empresa.

 

4.  Motivação

 

Conseguir motivar os colaboradores, inspirá-los e promover o entusiasmo pelos trabalhos é uma das qualidades de liderança mais importantes.

É também chave para o sucesso, porque apenas os colaboradores motivados são melhores colaboradores e mais produtivos.

 

5.  Tolerar os erros

 

Ninguém está imune de cometer erros e devemos retirar aprendizagens dos mesmos e lidar com naturalidade.

Um bom líder deve possuir um grau de tolerância para com os erros e ajudar a que os mesmos não se repitam, oferecendo soluções e alternativas.

 

6.  Criatividade e Flexibilidade

 

Enquanto responsável de uma empresa/negócio é necessário ajustar o estilo de liderança às situações com flexibilidade e coerência.

É também necessário ser criativo e aprender a tomar decisões rápidas e a lidar com improvisos que surgem inúmeras vezes no dia-a-dia.  

 

7.  Intuição e atitude positiva

 

Muitas vezes as situações não correm como planeadas, nesses casos, é necessário recorrer à intuição e as situações anteriores para conseguir tomar uma melhor decisão.

Enquanto líder ser otimista e ter atitudes positivas ajuda a tornar o ambiente mais produtivo e leve.

 

8.  Definir objetivos e expetativas

 

Os colaboradores apenas podem trabalhar de forma orientada para os objetivos quando lhes é explicado claramente o que se espera deles.

Atribuir tarefas desafiadoras com prazos claros e realistas é esperar melhores resultados e uma metodologia de trabalho mais eficaz.

 

9.  Honestidade

 

A conduta ética de um líder deve ser um exemplo para os colaboradores.

O ideal é incentivar os colaboradores a criarem o hábito da honestidade, onde o mesmo influenciará num bom ambiente de trabalho e num resultado positivo.

 

10.  Autorreflexão

 

Dentro e fora das empresas todos temos pontos fortes e fracos e diferentes formas de lidar com as situações sejam elas mais ou menos positivas.

Enquanto líder, o seu sucesso será maior, se estiver ciente das suas próprias capacidades e como lidar com as mesmas.

 

 

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