5 DICAS PARA CRIAR E MANTER UMA MARCA DE SUCESSO

Criar e manter um negócio não é fácil, e é frequente deixar-se de lado um aspeto muito importante para a conquista de clientes: a criação da marca.

A marca é a essência de um negócio. É ela que representa o negócio na comunicação com o cliente, e por isso a imagem da marca deve ser bem definida.

Uma marca forte, única e bonita, ajuda a comunicar a ideia do negócio, a atrair o público certo, a posicionar-se como uma grande empresa, e a criar uma ligação duradoura com os clientes.

A criação da imagem da marca é o começo de tudo, no entanto, não é uma tarefa simples. Por isso, escolhemos 5 dicas para o ajudar a criar uma marca de sucesso.

 

 

1.  ESCOLHA UM BOM NOME

 

Escolher o nome de uma marca é o primeiro desafio para quem está a criar um negócio. O nome deverá ser curto, fácil de pronunciar, diferente de todos os concorrentes, e memorável. Depois, deve-se ter em conta o público alvo e se é um nome com potencial para desenvolver campanhas de marketing e publicidade. Além disto, é importante verificar se não existem outras marcas com o mesmo nome ou com nome parecido, e se o domínio para o site está disponível.

 

 

2. CRIE UM LOGÓTIPO MEMORÁVEL

 

Depois do nome escolhido, é necessário criar o logótipo da marca.

É através do logótipo que a marca é apresentada ao público, ou seja, este é a representação gráfica do nome da marca, e uma das suas funções é dar personalidade e originalidade à marca.

A imagem da marca deverá ser criada de forma profissional, e para isso, recomendamos que recorra a um bom designer que o vai ajudar em todo este processo.

 

 

3. CRIE TAMBÉM OS ELEMENTOS QUE COMPLETAM A MARCA

 

Uma boa marca, não é apenas constituída pelo logótipo. A imagem da marca envolve mais elementos, como o slogan, os ícones, a palete de cores, as tipografias, padrões, etc. Estes elementos contribuem para dar força e prestígio à marca, bem como reconhecimento pelas pessoas.

Todos os elementos da marca deverão ser usados de forma coerente em todos os processos e canais de comunicação em que a marca esteja presente. Recomendamos que tenha um manual da marca, que poderá ser criado pelo designer responsável pela criação da imagem da marca, onde esteja definido de que formas a marca pode ser usada.

 

 

4. PENSE COMO VAI ATIVAR A MARCA

 

Depois de criada a imagem da marca, é tempo de começar a pensar como é que a vai ativar, ou seja, onde e como vai começar a divulgar a marca. Hoje em dia, a divulgação de uma marca passa sobretudo pela presença nas redes sociais e pelo site da empresa. O objetivo é que as pessoas reconheçam e possam fidelizar-se com a sua marca.

 

 

5. TRANSMITA EMOÇÕES ATRAVÉS DA MARCA

 

Uma marca de sucesso não se deve focar apenas em vender os seus produtos ou serviços, mas também em transmitir através deles sentimentos e emoções. Quando uma pessoa admira a sua marca, jamais se esquecerá dela, e estará mais disposta a comprar os seus produtos ou serviços. Desta forma, ganha uma mais valia para as vendas do seu negócio.

 

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